Apresentação
A Reabilitação Cognitiva se baseia nos conceitos da Neuropsicologia e atua no desenvolvimento de estratégias e treinamentos para um melhor funcionamento cognitivo do indivíduo, buscando amenizar suas deficiências e estimular suas potencialidades. Está pautada na avaliação neuropsicológica e com base em seus resultados, desenvolve estratégias de treinamento para reparação cognitiva, estimulando o aparato cognitivo do indivíduo e contando com a Neuroplasticidade Cerebral no desfecho deste processo.
Tem como objetivo auxiliar pessoas com déficits cognitivos e alterações comportamentais, na recuperação e/ou compensação de suas dificuldades, para obterem um melhor funcionamento nas atividades de vida diária e, consequentemente, melhorar a sua Qualidade de Vida.
Utilizamos o termo Reabilitação Cognitiva e não Reabilitação Neuropsicológica (prioritariamente realizada por neuropsicólogos), pois este curso se destina a todos aqueles profissionais, sejam das áreas da saúde, educação ou afins, que se preocupam em se capacitar para desenvolver novas estratégias para o treinamento e reabilitação da cognição de um indivíduo que desenvolveu algum nível de deficiência cognitiva. Em muitos dos casos a reabilitação das funções mentais reintegram o indivíduo à sociedade e lhe propiciam novamente um sentido à vida.
Este curso surgiu como um prolongamento natural do curso de Especialização em Neuropsicologia, oferecido a mais de uma década pelo INESP, e, por não ser um curso indicado exclusivamente apenas à neuropsicólogos, procuramos proporcionar uma base sólida de informações relacionadas à Neuropsicologia com o intuito de capacitar o profissional que realizar o curso, a analisar os resultados de um relatório de avaliação neuropsicológica e a partir deste, desenvolver estratégias de intervenção e de treinamento cognitivo.
O curso tem 10 meses de duração, sendo que no 1º semestre o aluno recebe toda a base teórica e instrumental geral necessária para adquirir o conhecimento que o habilite a desenvolver um processo de reabilitação cognitiva, voltado para faixas etárias diferentes e para a mais variada gama de condições patológicas ou que apresentem alterações cognitivas que necessitem ser reabilitadas. O 2º semestre do curso é voltado para a prática supervisionada de reabilitação cognitiva, fase em que o aluno irá realizar um estágio e acompanhar um caso particular que o mesmo tenha interesse em reabilitar ou um caso que já passou por avaliação Neuropsicológica no próprio INESP e que apresente indicação e encaminhamento para Reabilitação Cognitiva, sendo que este reabilitando receberá as intervenções em um mínimo de 16 sessões presenciais, podendo ser atendido nas instalações oferecidas pelo próprio Instituto ou externamente sobre a responsabilidade do aluno. Todas as sessões de reabilitação cognitiva que forem realizadas serão supervisionadas por um neuropsicólogo supervisor responsável e com vasta experiência em reabilitação neuropsicológica, e ao término do curso será confeccionado e emitido um relatório descritivo e contendo os resultados deste breve processo de reabilitação empregado, o que abre a possibilidade da continuidade de intervenções futuras.
Sendo assim, Prof. Dr. Raul Marino Jr. e sua equipe multidisciplinar propõem o Curso de Aprimoramento em Reabilitação Cognitiva do Centro de Estudos em Neurociências "Prof. Dr. Raul Marino Jr." do Instituto Neurológico de São Paulo, com o intuito de oferecer uma formação teórica sólida somada à prática monitorada e supervisionada para habilitar profissionais capazes de realizar um processo de reabilitação cognitiva em pacientes que apresentem transtornos psiquiátricos, patologias neurológicas e condições pré ou pós-neurocirúrgicas, assim como em outras condições cuja reabilitação do aparato cognitivo seja indicada, além de formar um profissional preparado e apto a atuar como membro de equipe multiprofissional, o que é uma necessidade emergente na atualidade.